$y7mwbpeb82n

Saiba como a Coamo reduziu ruptura com tecnologia Neogrid 

 

Empresa automatizou 90% de todas as requisições de transferência dos Centros de Distribuição com o DRP da Neogrid.

 

Processo gerou mais vendas, melhor nível de serviço e maior cobertura dos itens com os cooperados.

$xh7ldeiwiz
$08a87kfo8zxe
$jn0138ivkks

Se havia um grande desafio que a Coamo realmente sonhava resolver era a automatização do fluxo operacional das requisições de transferência dos Centros de Distribuição para seus entrepostos. 

$rzxx1tfgcer

Cada loja tinha autonomia de requisitar produtos de qualquer outra loja ou centro de distribuição independentemente de qual era a localização ou nível de estoque, sem levar em consideração premissas como frete ou distâncias, por exemplo. 

Além disso, as requisições eram manuais, onerando recursos internos, tanto de pessoal quanto de tecnologia e sistemas, de rastreabilidade e planejamento, fazendo com que praticamente todo o tempo da equipe ficava destinado a atender essas demandas. A meta da companhia era ter uma maior integração entre as áreas e otimizar o fluxo operacional. 

“Todos os dias muitos pedidos de transferências eram gerados e percebíamos que não era incomum eles não atenderem uma demanda real e virem de forma não organizada. Isso nos gerou um alerta para a necessidade de procurarmos um parceiro que nos ajudasse a controlar esse fluxo”, lembra David Evangelista, Key User da Ferramenta na Coamo. 

O problema na prática. Imagine que a Coamo tivesse 100 unidades de um determinado produto em estoque no CD e, de repente, cinco lojas pedissem 50 unidades. O que acontecia? Três lojas ficavam sem o produto, pois o atendimento funcionava por ordem de chegada, sem nenhuma parametrização além de uma “fila de atendimento”. Isso gerava estoque zero, perda de venda e, consequentemente, ruptura. Era nítida a necessidade de melhor gestão desse processo.

 

É justamente este desbalanceamento de estoques e falta de monitoramento constante na compra e reposição dos itens que resultava numa operação com gaps no abastecimento. Por consequência, a cadeia produtiva era impactada diretamente, pois o produtor/cooperado sem o item sofria diretamente pois por vezes o produto não chegava na loja que ele precisava.

$i54qjsogy8

Para começar a resolver esses pontos, a companhia decidiu criar uma gerência, focada na Gestão de Logística. No entanto, faltava uma ferramenta que desse suporte para fazer a distribuição correta dos produtos. O DRP Neogrid veio justamente para ajustar esses pontos, otimizando o fluxo operacional. O nível de serviço aumentou por conta da disponibilidade contínua dos produtos, gerando um equilíbrio entre consumo e armazenagem. 

Além disso, a solução automatizou as requisições, reduzindo consideravelmente a quantidade de processos manuais. Hoje, inclusive, existe um processo interno no qual qualquer requisição manual é tratada como exceção e vai para uma área de aprovação, ou seja, o grande volume é feito via DRP da Neogrid (90% do total).

 

Com a automatização passaram a ter informações relevantes para tomada de decisão, entendendo o próprio estoque. 

"Após implantação do DRP, reduzimos consideravelmente nosso trabalho manual de geração de requisição. Como toda essa operação acontece na madrugada, quando chegamos de manhã todas as requisições necessárias do dia já foram geradas, facilitando e agilizando muito nosso trabalho. Com isso, as equipes estão cada vez mais se especializando para fazerem o trabalho que realmente tem mais valor -  análise dos resultados e melhoria contínua da operação”,

comemora Ericson Zacarias, Supervisor de Planejamento Logístico.

$ts3f7dd6hz
$18c8wn5vyx6

Antes da implantação da solução DRP, todas as requisições eram feitas manualmente.

 

·       Após implantação cerca de 90% das requisições são automáticas gerando eficiência operacional, redução de ruptura e, consequentemente, aumento de vendas.

 

·       A empresa conta hoje com 40% de todos os produtos implantados no DRP e tem como objetivo chegar a 100% até o final de 2023.

$4odirxqhc9g

O fato gerou uma evolução de procedimentos na companhia, trazendo conceitos e metodologias que ainda não eram utilizadas gerando resultados e satisfação no planejamento e na operação.

 

·       Numa primeira onda do projeto já obteve resultados de redução de ruptura, gerando mais vendas, melhorando o nível de serviço e cobertura dos itens com os cooperados e, por consequência, ajustando todo o ecossistema da Cooperativa junto as safras.

$risxt0d7ad
$w5mtv0iakln
$be8lv5q8yk

“Já nos primeiros meses de utilização da ferramenta conseguimos sentir os resultados que esperávamos. A redução do trabalho manual liberando mais tempo para nossa equipe realizar análises e melhorar o processo existente foi de grande valia. A uniformização do processo através de parametrizações que a ferramenta segue trouxe segurança e agilidade a nossa operação, dando espaço para criarmos novas ideias de projetos para melhoraria contínua de nossas operações”, Marcelo Adelino, Coordenador de Logística.

 

Larissa Peres, Customer Success Management Neogrid que atende a Coamo, destaca a visita que foi feita ao Centro de Distribuição (CD) da Coamo, localizado em Campo Mourão, PR, onde pode ver na prática o uso do DRP, além de conhecer a operação do cliente com maior profundidade. “Foram dois dias nos quais pudemos ter uma maior aproximação com nossos pontos focais, realizamos treinamento com as equipes e conhecemos, além do CD, um dos principais entrepostos e todos os serviços complementares que a Coamo oferece para seus cooperados. Sem dúvidas, ter esse conhecimento do todo, nos permitirá ter uma entrega de valor ainda maior para o cliente”.

Atualmente, a sugestão de pedidos é usada para uma parte da malha da cooperativa, mas o objetivo é que até o final de 2023 estejam atuando em 100%. Quanto mais produtos Coamo estiverem na malha Neogrid mais rápido e inteligente será o processo de distribuição e de compras. 

 

Com um portfólio variado e uma quantidade de itens extremamente extensa este tipo de projeto de balanceamento de estoques trouxe ainda mais relevância para a Coamo enquanto Cooperativa do setor do Agronegócio, fortalecendo a relação com seus cooperados, cuja premissa fundamental é prestar serviços aos associados.

 

“O agronegócio tem evoluído e buscado as melhores soluções para otimizar seus processos de planejamento e operação. E na Coamo não fazemos diferente, estamos sempre buscando soluções e parceiros que possam somar e nos ajudar a construirmos resultados melhores para os nossos cooperados. Nosso modelo de trabalho cooperativista tem como intuito sempre construir boas e duradouras relações com nossos fornecedores e hoje temos certeza de que a relação entre Coamo e Neogrid será mais uma. O projeto DRP que deve ser expandido até o final desse ano, já tem nos mostrado grandes resultados, principalmente na otimização de nossas rotinas diárias, mas não tenho dúvidas que temos muitas outras atividades nas quais ele poderá nos ajudar”, Lucio Flavio Barboza – Gerente de Logística.

$k1ay7hqoaza
$4ivgwu5qsmh
$4rfj124846k

A Coamo respondeu, em 2022, por 3,5% da produção brasileira de grãos, demonstrando sua importância estratégica na produção de alimentos em âmbito nacional e internacional.

 

A cooperativa, que tem mais de 30 mil associados, recebeu em 2022 um total de 7,470 milhões de toneladas. A soja é o principal produto recebido, seguido pelo milho, trigo e café.

A industrialização dos produtos recebidos objetiva agregar valor à produção dos associados e é feita em dois parques fabris - em Campo Mourão (PR) e outro em Dourados (MS). Em Paranaguá, no litoral paranaense, a Coamo mantém terminal marítimo.

 

Na Coamo, os 8.951 funcionários efetivos, com suas competências funcionais, são responsáveis pela condução das operações e atividades da cooperativa.

$myak4iysp4c

 

 Tenha visibilidade diária dos seus dados de estoque, sell-out, ruptura e itens sem venda! Você viu na prática como pode fazer toda a diferença. Entre em contato!

$5buv5j0h9iw
$z6si7zg2qgr
$4qjqfrjvbuh
$6ewyyr89nk4